quarta-feira, 29 de novembro de 2006

A sua Câmara Municipal é assim ? ? ? ?



O Remexido não teria hesitado em subscrever este texto, plagiado algures, de entre os biliões de protestos que vão enriquecendo a comunicação na blogosfera.
O desafio que lhe lançamos é o de usar 2 minutos para o ler e os 10 minutos seguintes a reflectir sobre a eventualidade de o município de Loulé encaixar neste perfil .
Mais tarde, muito mais tarde ….ao longo das próximas semanas… meses…. ou mesmo anos, iremos exibir os exemplos de boa governação autárquica com que temos sido brindados nestes últimos anos e aferir se ao João Semana e aos seus adjuntos assenta bem este fato.
A maioria das câmaras municipais hoje são sinónimo de incompetência e corrupção. Nem sempre foi assim.
O crescente poder das autarquias, sobretudo a partir de meados dos anos 80, tornou as câmaras municipais locais apetecíveis para todo o tipo de corruptos. Muitos autarcas, foram-se instalando no poder, criando à sua volta vastas clientelas de dependentes. As autarquias entraram num desnorte total.
Os partidos políticos, mostram-se incapazes de renovarem os dirigentes autarcas. Em muitas situações limitam-se a darem apoio a autarcas corruptos e incompetentes, sempre que estes lhes ofereciam garantias de ganharem as eleições locais. O descrédito é total.
As câmaras municipais, cada vez mais nas mãos de promotores imobiliários, através de licenciamentos sem qualquer planeamento, promoveram a mais completa desordem urbanística do país de que há memória. A paisagem foi degradada. O património destruído. Criaram-se estruturas e fizeram-se investimentos insustentáveis, hipotecando desta forma as gerações futuras.
Tornou-se uma pratica corrente nas autarquias, consumirem-se rios de dinheiro em acções de propaganda, descurando as áreas fundamentais para a qualidade de vida das populações, como a educação, segurança, saúde, higiene, acessibilidades, etc.
Os enormes recursos financeiros das autarquias, têm também sido desviados para financiarem clubes de futebol, partidos políticos, negócios privados, etc.
Face a este enorme descalabro, as gestão autárquica foi-se tornando sinónimo de corrupção, incompetência política e técnica, mas também de ignorância. Muitos dos presidentes e vereadores das câmaras municipais são verdadeiros grunhos, que nem sequer tem conhecimentos para avaliarem as consequências sociais e culturais dos seus actos.
Na posse de importantes recursos públicos, os autarcas tornaram-se depois de 1974 em verdadeiros caciques locais. Ao contrário dos antigos caciques durante a ditadura, o seu poder não advém dos conhecimentos possuem junto do Estado central, mas dos orçamentos camarários que gerem. Os caciques actuais, com dinheiros públicos, tornaram-se em muitos concelhos nos principais empregadores, distribuindo cargos, subsídios pelos correligionários, amigos, apoiantes, etc.
Os novos caciques controlam a imprensa local não através da censura, mas através de subsídios ou da publicidade. Se enaltecerem a obra da câmara recebem, caso contrário serão penalizados. Chegaram ao ponto de estabelecer protocolos de colaboração com os jornais locais, assentes num compromisso mútuo: dizerem bem da actuação dos autarcas, a troco de publicidade camarária (CM Porto, CM de Gaia, etc. - Público, 30/6/2006).
Ninguém dúvida da importância das autarquias, assim como das suas virtualidades, mas agora estamos confrontados perante a necessidade de uma verdadeira revolução no seu funcionamento. O que existe não pode continuar, é a própria democracia que está em causa.
MARQUÊS DE LOULÉ

7 comentários:

Anónimo disse...

VIVA O NOVO BLOG. ERA PRECISO ! Louletano empedernido mas acordado.
F O R Ç A !

Anónimo disse...

Por acaso julgo já ter lido esse ou um texto semelhante, algures na blogosfera.
Obviamente que a CMLoulé não tem nada a ver com isso.
Caciques?...não, influência sobre a imprensa regional...nããã...
Corrupção?...tudo calúnias...
Desinvestimento na melhoria da qualidade de vida das suas populações?...alguma vez?...
Negócios de construtoras?...jamais!
Ainda hoje se viu em Almancil ou mesmo Quarteira.
A chuva e o mau tempo é que andam a lixar o pessoal todo, de Norte a Sul e contem quantas Câmaras Municipais há por esse País fora e agora vêm para aqui acusar esta autarquia que fica no "fim do mundo"....

Anónimo disse...

Benvindos. Espero que para ficarem por cá mais tempo. Não tenham medo, a malta dá conta deles. De facto qualquer semelhança entre CML e o perfil desenhado é mera coincidência. A chuva de ontem demonstrou isso mesmo. O João Semana (re)inaugurou o quartel(?) dos bombeiros em Quarteira há um mês e segundo ele , equipado com tudo o que é necessário para servir os quarteirenses. Já houve um incêncdio num apartamento, em quarteira não havia meios de combate, tiveram que vir de Faro !!!! Ontem, inundações por tudo quanto era sítio, às 12.30 já estava no terreno, quero dizer na água, uma, disse bem, UMA !!! bomba para retirar água das caves inundadas. Para onde vai o nosso rico dinheirinho. Temos que por o João Semana no seu sítio. No Centro de Saúde ( mental) de onde nunca devia ter saído

Anónimo disse...

Pois é... depois votam contra os "protais"! Pudera! - aquilo é coisa para limitar os movimentos dos que gostam .... de andar à rédea solta!!! Atão, não?

Anónimo disse...

ImportunAR É PRECISO. Falar verdade é preciso. Dizer e contar cá para fora as sujeiras de alguns compadres que escolheram o poder autárquico para se engrandecerem. Tino

Anónimo disse...

Vamos ver quanto tempo dura o blog. Os patus já devem andar por aí que nem baratas tontas!

Anónimo disse...

Alguém aqui disse:

"Vamos ver quanto tempo dura o blog. Os patus já devem andar por aí que nem baratas tontas!"

Deixa andá-los porque quem fez o que fez ao saudoso Remexido, só pode ser aconsiderado mesmo abaixo de barata.

Deixá-los rodopiar mas faço um apelo a todos vós: Mantenham o nível e comentem com dignidade.
Esqueçam o insulto fácil e a acusação gratuita.

Todos teremos a ganhar com isso!

A ditadura já lá vai há 32 anos, mas parece que alguém de um partido dito "democrata" teima em fazer reviver o passado.

A responsabilidade também não deixa de pertencer a quem aqui vem.

Bons posts e força!